Cirurgia minimamente invasiva

Cirurgia vascular minimamente invasiva

cirurgia vascular minimamente invasiva em Portugal

Embora o Dr. Augusto Ministro seja perito experiente em ambos os tratamentos cirúrgicos e minimamente invasivos, prefere adotar uma abordagem minimamente invasiva sempre que possível por causa dos benefícios que pode oferecer aos pacientes, incluindo menos dor, tempo de cicatrização e recuperação, e diminuição do risco de infecção ou complicações.

Procedimentos MIS (minimamente invasivos): a) pequenas incisões em relação a cirurgia tradicional; b) cicatriz mínima; c) menor trauma para os tecidos dos pacientes.

O Dr. Augusto Ministro frequentemente recomenda procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos porque acredita que, na maioria dos casos, oferecem o maior benefício para os doentes. No entanto, também entende que ambas as técnicas cirúrgicas e minimamente invasivas são seguras e eficazes.

Os benefícios clínicos da substituição minimamente invasiva da válvula aórtica incluem diminuição da necessidade de transfusão, tempos de ventilação, cuidados intensivos e tempo de permanência hospitalar sem comprometer a sobrevivência a curto e longo prazo em relação à esternotomia completa convencional.

Patologias que antes exigiam cirurgia aberta agora podem ser tratadas através de cirurgia minimamente invasiva.

Ao contrário da cirurgia aberta, o qual requer grandes incisões para obter acesso à área cirúrgica, os procedimentos endovasculares minimamente invasivos ("no interior do vaso sanguíneo") realizam uma pequena incisão e o cirurgião insere pequenos instrumentos médicos e câmaras em tubos longos e finos chamados cateteres para completar os procedimentos complexos.

Muitos procedimentos endovasculares podem ser realizados em regime de ambulatório e ainda assim oferecer os mesmos resultados que a cirurgia convencional, tornando-os uma opção mais atraente.

Hoje preferimos os novos tratamentos com cirurgia minimamente invasiva, laser intravascular e radiofrequência, que permitem uma recuperação mais rápida, melhores resultados estéticos e mais conforto para o doente.